.net

Visual Studio 2022 – Novidades

O Visual Studio 2022 entrou em sua versão de distribuição no começo de novembro contando com diversas “novidades” e algumas que podemos considerar bem útil para uso no dia-a-dia.

Abas Coloridas

Abas viraram um sinônimo de confusão no Visual Studio, com dezenas de abas abertas fica até difícil navegar entre elas e encontrar o código que esta procurando, trabalhando com interface, model, entidade, classe, teste e por ai vai… fica quase impossível se localizar.
Agora é possível fazer com que o Visual Studio diferencie as abas abertas por cores facilitando a identificação do projeto.

Para ativar o recurso, basta clicar na engrenagem na barra próximo do seu código fonte

Habilitar aba colorizadas

Hot Reload

Um dos recursos que faltava no Visual Studio, é um Hot Reload funcional (que preste) e parece que deram um jeito. Agora é possível ajustar o código fonte em debugging sem que seja preciso parar e rodar novamente a aplicação, ganhando horas e horas no desenvolvimento.

É possível alterar não somente nas páginas web que utilizam Blazor, mas também nas WebAPIs que faz todo sentido pensando em produtividade. Ainda o recurso esta limitado a conteúdo, então se for alterar estrutura métodos e assinaturas, terá que parar o código.

Dica: ALT + F10 aplica o Hot Reload ou até mesmo marcar o checkbox no menu de contexto do hot reload

IntelliCode

Um dos pontos fortes de trabalhar com .NET é o ganho de produtividade do IntelliSense que sugere diversas opções de uso simplesmente apertando um Ctrl + Space conforme escreve o código. Agora o IntelliCode irá fornecer diversas sugestões utilizando AI para completar seu código fonte, tornando ainda mais produtivo o desenvolvimento.

IntelliCode sugerindo implementações

Senhas não compartilhadas no appsettings.json

Quando queremos fazer um arquivos de configuração trabalhar local, as vezes precisamos incluir senhas que são sensíveis e não devem ser compartilhadas. Agora não é necessário criar um arquivos de configuração para vocês, basta abrir o menu de contexto do seu projeto e clicar sobre “Manage User Secrets“.

Este arquivo irá sobre escrever automaticamente seu appsettings.json, basta você seguir a estrutura separado por : (dois-pontos)

AppSettings.json

User Secret

E você, achou legal as novidades?

Fontes:

Visual Studio 2022 RC e Notas de versão prévia | Microsoft Docs

Armazenamento seguro de segredos de aplicativo no desenvolvimento no ASP.NET Core | Microsoft Docs

DevBlogs – Microsoft Developer Blogs

Deixe um comentário